carregando

O Município

Através da Lei Estadual Nº 2.142, de 14 de novembro de 1958, o Distrito de Goianápolis, passou a categoria de Município, constituindo Termo Judiciário da Comarca de Anápolis e conservando o mesmo topônimo. A instalação da Comarca deu-se em 30 junho de 1963, através da Lei Nº 3.908, de 11 de novembro de 1961. O nome de GOIANÁPOLIS, foi dado a esta cidade pelo fato de estar a mesma situada entre GOIÂNIA e ANÁPOLIS.

LOCALIZAÇÃO: O Município de Goianápolis está localizado dentro da Zona Fisiográfica (MATO GROSSO GOIANO), pertence a Região Geoeconômica de Brasília e Região Metropolitana de Goiânia; dista em linha reta apenas 28 quilômetros da Capital do Estado, 22 quilômetros de Anápolis (Capital Econômica de Goiás) e 154 de Brasília.

LIMITES DO MUNICÍPIO: O município de Goianápolis limita-se com os seguintes municípios: Ao Norte com Anápolis; a Oeste com Terezópolis de Goiás e Nerópolis; ao Sul com Goiânia e Senador Canedo; e a Leste com Bonfinópolis e Leopoldo de Bulhões.

PERÍMETRO URBANO: O perímetro urbano da sede do município de Goianápolis está atualmente constituído dos seguintes Bairros: Centro, Vila Anápolis, Parque São Geraldo, Vila Delso, Conjunto Bela Vista, Setor Hamaoka, Vila Nossa Senhora de Fátima I e II, Bairro Vitória, Parque das Nações, Setor João Vargas Sobrinho, Jardim Primavera I e II, Conjunto Morada Nova, Conjunto Novo Horizonte, Conjunto Sol Nascente, Setor Samuel Zacarias, Residencial Jardim do Lago, Sítio Recreio do Presidente e Vale das Caraíbas.